O livro

Escafandrista é o primeiro livro do escritor Louraidan. Formado por uma coletânea de histórias ficcionalizadas a partir de diálogos do autor com pessoas desconhecidas e de conversas ouvidas na maior parte em ruas e espaços públicos das cidades, o Escafandrista reúne 146 textos, que podem ser chamados de crônicas ou pequenos contos.

Todas as histórias falam do cotidiano de gente comum. São reais, mas o são sob o ponto de vista do escritor. Assim, tudo contado no livro aconteceu: até aquilo que foi criado. A proposta é relativizar o conceito de real e realidade, na medida em que há muito da subjetividade do autor na escrita da “vida como ela é”.

As narrativas se passam dentro de ônibus, de supermercados, de bancos, de bibliotecas, em praças públicas, em filas ou na rua, mesmo. As histórias exploram a diversidade de vozes existentes nas cidades. A maior parte delas se passa em Belo Horizonte, onde reside o escritor, mas também em outras cidades brasileiras do Norte, do Sudeste ou do Nordeste do país, e em outros países, como Cuba, Marrocos e Inglaterra.

O livro é uma cartografia das vozes das ruas, protagonizadas por pessoas comuns, homens, mulheres e crianças. As histórias valorizam as diversidades culturais, a oralidade e as subjetividades mineira e nacional. Muitas das narrativas refletem a visão do brasileiro sobre temáticas contemporâneas, como a questão de gênero; o racismo; a homofobia; o machismo; e a infância em nossas cidades. Os saberes populares, suas visões de mundo, expressões e seus conhecimentos estão enraizados nos textos do Escafandrista.

A ideia do livro é ampliar as vozes de pessoas “anônimas” e revelar a poesia que não se consegue ver no dia a dia das cidades: a poética do cotidiano das ruas, que se apresentam como espaço de construção de memórias, identidades e histórias. Assim como um escafandrista explora o fundo do mar, os textos surgem por meio de um “mergulho” na vida das pessoas, valorizando as experiências de vida do homem e da mulher comuns.

A escrita dos textos teve início em 2013, com a publicação dos primeiros na página www.facebook.com/escafandrista.

Capas do livro Escafandrista de Louraidan LarsenFicha técnica
Prefácio: Laerte Coutinho
Projeto gráfico: Estúdio Lampejo
Curadoria artística: Saulo Salomão
Ilustrações: Fernando Poletti
Revisão dos textos: Diogo Rufatto